sábado, 4 de abril de 2015

O poder da brincadeira: “Terapia Floortime” para crianças com autismo.

No ultimo dia 02/04 comemoramos o dia do autismo e para celebrarmos, traremos abaixo informações que encontramos em um site chamado "Musicautista" sobre a importância do brincar no Autismo.
- A importância da brincadeira para as crianças é um fato. Os benefícios da ligação, se divertindo, e oportunidades para aprender novos conceitos, como o compartilhamento, são essenciais para a relação pai-filho. Mas como isso afeta o cérebro? De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de York em Toronto, Floortime tem a capacidade de ajudar as crianças com autismo .
Crianças com autismo apresentam sintomas variados, dependendo de onde eles se encontram no espectro do autismo, mas os sintomas principais são exibidos nas seguintes áreas:
  • As interações sociais
  • Relacionamentos
  • Comunicação
  • Interesse limitado nas atividades e brincadeiras
Universidade de York selecionaram 51 famílias com crianças de 2 a 5 anos de idade que foram diagnosticadas com autismo moderado a grave a participar de um estudo sobre o poder do jogo. “O objetivo do estudo foi o de pesquisar e entender o que estava acontecendo na rede do cérebro social”, disse o professor Stuart Shanker, investigador da ligação. “Todas as crianças têm o desejo de interagir. É a essência do ser humano, mas o autismo pode fazer a interação ser dolorosa e desagradável. Queríamos identificar os estressores e reduzi-los. “
Para a coleta de dados de base, as crianças foram observadas brincando com seus pais antes da terapia Floortime. Durante esta sessão, os pesquisadores descobriram que muitas crianças não se envolviam com os pais, mesmo quando provocado com ações lúdicas e ruídos. As Crianças não faziam contato visual e jogavam por si mesmos. As crianças também participaram de varreduras do cérebro para monitorar a atividade em diferentes partes do cérebro. Na maioria das crianças, a amígdala, ou a parte do cérebro que processa a ansiedade e o medo, era muito, muito ativa. Por outro lado, o lobo frontal, que processa as expressões faciais e emoções dos outros, foi subutilizado.
Uma vez que o estudo começou, as famílias foram obrigadas a assistir a uma sessão de 2 horas de terapia “Floortime” semanal na universidade. As sessões consistiam de terapeutas e famílias recebendo até ao nível da criança e aprender a tocar. Além disso, as famílias foram obrigadas a realizar 20 horas de Floortime em casa por semana.
Depois de um ano de terapia Floortime, os pesquisadores reavaliaram os participantes. Durante esta observação, as crianças pareciam muito mais engajadas durante o jogo. Eles estavam usando a linguagem para direcionar os pais na ação e comentando sobre ambos os pais e as suas próprias ações. Durante os exames cerebrais de acompanhamento, as crianças mostraram um uso muito mais relaxado Amídala e mais pesado do lobo frontal. Essencialmente, o cérebro mostrou sinais de que está sendo “religado”.
“Esses estudos são os tipos de coisas que precisamos”, disse Shanker. “Precisamos trazer a criança para o nosso mundo social, de modo que a criança torna-se um agente social ativa. Nós não queremos que uma criança de responder porque ele é condicionado. Queremos que ele responde porque é divertido."

Recomendamos o site: https://musicautista.wordpress.com/2015/03/29/o-poder-da-brincadeira-terapia-floortime-para-criancas-com-autismo/ 

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